top of page

Apenas 52% do público-alvo se vacinou contra a gripe até o momento, em Goiás.

  • Foto do escritor: Estadão Goiano
    Estadão Goiano
  • 5 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Apenas 52% do público-alvo se vacinou contra a gripe até segunda-feira (4), em Goiás. A meta é imunizar 90% do grupo. Para evitar aglomerações durante o período de pandemia do coronavírus, o Dia D de vacinação, previsto para 9 de maio, foi cancelado, mas o período de vacinação foi prorrogado. Em todo estado já foram aplicadas mais de 1 milhão de doses.


O grupo prioritário é composto por gestantes, trabalhadores da saúde, da segurança pública e do sistema, indígenas, portadores de doenças crônicas, presos, caminhoneiros e trabalhadores portuários e do transporte coletivo.

Segundo levantamento divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, o grupo que mais foi imunizado é o de idosos. A expectativa era vacinar mais de 570 mil, mas 660.262 pessoas receberam a dose nas primeiras semanas da campanha, que começou no dia 23 de março.

Já as gestantes são o grupo mais crítico. Apenas 29,35% das 71.693 grávidas se vacinaram até o momento. De acordo com a secretaria, houve uma queda no número de pessoas que está procurando as salas de vacinação, mas a orientação é que todas as pessoas do público-alvo busquem as doses.

No grupo de trabalhadores da saúde, o índice de imunização contra a gripe está em 85,84%. Já a vacinação junto aos indígenas atingiu 43,90% da população. Para os demais setores do grupo prioritário, não há meta de vacinação e a avaliação é feita por doses aplicadas. A secretaria informou que as 18 regiões de saúde do estado estão entre 45% e 65% para cobertura geral dos grupos prioritários. A vacina tem sido aplicada em mais de 900 salas em Goiás e não há registro de falta de doses. A reposição dos estoques é feita semanalmente.

A campanha de vacinação, que estava prevista para terminar no dia 22 de maio, foi prorrogada até o dia 5 de junho.

Comentários


bottom of page