top of page

Estudantes de medicina e fisioterapia colam grau pela web para ajudar no combate ao coronavírus.

  • Foto do escritor: Estadão Goiano
    Estadão Goiano
  • 28 de abr. de 2020
  • 1 min de leitura

Estudantes da Universidade Federal de Jataí (UFJ), no sudoeste de Goiás, colaram grau antecipado por meio de uma videoconferência para ajudar no combate ao coronavírus. Ao todo, 24 formandos de medicina e quatro de fisioterapia participaram da cerimônia.

A colação de grau aconteceu na segunda-feira (27).


Para evitar aglomeração, estavam na sede da universidade apenas o reitor, um estudante e coordenadores de cada curso. Todos usavam máscaras. Os demais alunos e familiares participaram e acompanharam a cerimônia pela internet, cada um de sua casa. “Estou muito feliz. Muito emocionada. Parece que a ficha não caiu”, relata a fisioterapeuta Naime de Oliveira Rizzi. A colação estava prevista para acontecer em agosto deste ano, mas precisou ser antecipada para atender a um portaria do Ministério da Educação, que dispõe sobre a antecipação da colação de grau dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia, como ação de combate à pandemia do novo vírus.


Na UFJ, foram autorizados a colar grau os alunos que tiveram 75% do internato ou estágio concluídos.

De acordo com a reitoria, inicialmente, seria feita apenas a assinatura das portarias que dispõem sobre colação de grau, em nível administrativo. Porém, a equipe decidiu realizar a cerimônia de uma forma que não ferisse as orientações de prevenção à Covid-19 estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “A intenção nossa é criar um ambiente de emoção para esses concludentes e seus familiares”, diz o reitor da UFJ, Américo Nunes da Silveira Neto.

Comments


bottom of page