top of page

RG terá validação biométrica com gov.br

  • Foto do escritor: Estadão Goiano
    Estadão Goiano
  • 13 de jan. de 2022
  • 2 min de leitura

-RG com versão atualizada será emitido com validação biométrica; -O processo de autenticação será feito pela plataforma Gov.br; -Publicação oficial do decreto está prevista para março. O governo federal está preparando um decreto afim de regulamentar a emissão das novas carteiras de identidade no Brasil. A versão atualizada do documento será emitida com validação biométrica. Trata-se de um processo de autenticação que será realizado através da plataforma Gov.br, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. A previsão é que o decreto seja editado até o mês de março.

Entre as informações contidas no regulamento, destacam-se detalhes sobre a geração da versão digital da carteira de identidade, que a partir de agora, terá prazo de validade. Apesar da publicação do decreto estar prevista para março, estados e municípios terão 12 meses para se adaptar às novas regras. A novidade não afasta dos estados e municípios a responsabilidade de emitir o documento. Dessa forma, a conferência biométrica será parte integrante de um conjunto de medidas implementadas a fim de reduzir fraudes, como por exemplo, o caso da mesma pessoa tirar dois documentos de identidade com nomes diferentes no país.

Senado aprovou CPF como único documento de identificação

No dia 28 de outubro do ano passado, o Senado aprovou projeto que transforma o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como único documento de identificação dos brasileiros em todos os bancos de dados do poder público. a ideia é que haja uma integração de dados entre todos os órgãos governamentais. O número do CPF deverá constar de cadastros e documentos. Neste caso, deverá fazer parte de registro civil de pessoas naturais e conselhos profissionais; Documento Nacional de Identificação (DNI); Número de Identificação do Trabalhador (NIT); registro no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); Cartão Nacional de Saúde; título de eleitor; carteira de trabalho; Carteira Nacional de Habilitação (CNH); certificado militar; e carteira profissional.


 
 
 

Comentários


bottom of page